terça-feira, 13 de setembro de 2011

A importância da consulta médica
Naíse em Sintonia com Você12:56 0 comentários

Md. Thiago Vial Costa
Num dia de consultório, um paciente procurou-me porque não estava satisfeito com seu nariz, principalmente quando ficava de perfil, pois achava que era muito comprido e isso incomodava-o bastante.
Logo em seguida perguntou-me:
- Dr., a cirurgia é  simples, não é? Ela pode ser realizada aqui mesmo? Mas não vai precisar de anestesia?
Então, após compreender a queixa do paciente e a sua dúvida quanto ao seu questionamento, fiz o exame clínico e logo após expliquei a ele todos os passos cirúrgicos para que todas as suas dúvidas fossem esclarecidas e a partir de então ficar mais seguro e preparado em relação à cirurgia que seria uma rinoplastia (plástica de nariz).
O paciente novamente interrompeu-me e disse:
- Mas Dr., eu achava que nem precisaria internar, muito menos a necessidade de anestesia.
Nesse momento percebi que o paciente não tinha compreendido todo o processo em questão e então notei que ele ainda não estava seguro para submeter-se a uma rinoplastia estética, por isso não indiquei a cirurgia, e orientei-o a retornar ao consultório quando estivesse psicologicamente preparado.
Nem sempre o paciente está apto a submeter-se a uma cirurgia plástica, portanto é  fundamental que o cirurgião plástico explique bem todo o procedimento cirúrgico, desde a internação, alta hospitalar e acompanhamento pós-operatório para que o paciente não venha a ter surpresas desagradáveis devido a não compreensão de todo o processo cirúrgico.
Todo procedimento médico deve ser precedido de consulta. Durante a consulta, o paciente deverá ser avaliado integralmente e o mesmo deve esclarecer todas as dúvidas em questão e dessa forma juntamente com seu cirurgião plástico escolher a melhor conduta. 
Md. Thiago Vial Costa – Cremers 29713
Graduado em Medicina pela UCPEL
Residência Médica em Cirurgia geral pela UCPEL
Residência Médica em Cirurgia Plástica pela UFBA
Membro-Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Categoria:
Sobre o autor Naíse Munhões Quartieri, natural de Santiago – RS, graduada em Comunicação Social – Habilitação de Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, especialista em Gestão de Pessoas pela URI – Campus de Santiago, especialista em Leitura, Análise, Produção e Reescritura Textual pela URI – Campus de Santiago. Facebook ou Twitter

0 comentários

Postar um comentário