segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Cuidados com as Unhas
Naíse em Sintonia com Você15:07 0 comentários


A manicure e pedicure Silvia Amaral, nos trouxe uma série de dicas mega bacanas para cuidarmos de nossas unhas. Confiram aí:
“A unha ou a lâmina ungueal tem funções importantes no nosso dia a dia. Além de sua função estética elas são essenciais para atividades corriqueiras como o tato e a proteção dos dedos. Para cuidarmos de forma mais adequada de nossas unhas devemos aprender um pouco mais sobre elas.

As unhas se formam a partir da sua porção inicial que chamamos de matriz da unha. Crescem numa velocidade que pode variar entre um a cinco milímetros por mês, sendo que as unhas dos pés possuem um crescimento mais lento, muitas vezes levando mais de um ano para crescer toda sua extensão. O crescimento das unhas sofre influência de uma série de fatores como deficiências de vitaminas, uso de produtos químico locais (como os removedores de esmalte), presença de infecções e traumatismos locais além do uso de medicações e outras doenças do nosso organismo.
As unhas tem uma consistência firme e elástica o que se deve a sua constituição. Apesar de sua aparência simples elas são produzidas a partir de três camadas diferentes e envolvem uma série de componentes como cistina, água, lipídeos e ácidos graxos.

Uma das alterações mais comuns vistas nas unhas e presente em aproximadamente 20% da população, são as unhas frágeis, ou seja, unhas com espessura fina, tendência a se dividir escamar ou quebrar. Esse problema já é conhecido e manejado pelos dermatologista há alguns anos e pode ser melhorado com alguns cuidados básicos.
Alguns dicas que podem melhorar o aspecto das suas unhas:
-Hidratação: As unhas possuem aproximadamente 18% de água na sua composição. Por isso mantê-las hidratadas com óleos e cremes é importante na sua conservação. No entanto o contato contínuo e repetido com água pode desidratá-las.
-Alimentação: O desenvolvimento das unhas é influenciado por uma série de nutrientes como ferro, zinco, selênio além das vitaminas A, E, C e biotina.
-Evitar traumas locais: cuidado com calçados e com a manipulação das unhas é essencial. Os pequenos traumas no início da unha podem provocar ondulações e manchas esbranquiçadas além de facilitar infecções. O uso contínuo de alguns esmaltes também pode provocar o aparecimento de manchas.”
Os contatos com a Silvia Amaral poderão ser feitos através do telefone 99637006.
 


Categoria:
Sobre o autor Naíse Munhões Quartieri, natural de Santiago – RS, graduada em Comunicação Social – Habilitação de Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, especialista em Gestão de Pessoas pela URI – Campus de Santiago, especialista em Leitura, Análise, Produção e Reescritura Textual pela URI – Campus de Santiago. Facebook ou Twitter

0 comentários

Postar um comentário