quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Precisamos pensar na matéria prima do colágeno.
Naíse em Sintonia com Você10:19 0 comentários

Ele é base da nossa pele, tendões, ligamentos, ossos e outras estruturas.
Para formarmos colágeno, precisamos de proteínas (aminoácidos), vitamina C, vitamina D, zinco, silício entre outros minerais.
As fontes nutricionais destes nutrientes são as proteínas de origem animal como ovos, peixes, queijos ou o colágeno hidrolisado, as frutas ricas em vitamina C como laranja, tangerina, acerola, os feijões, castanhas, frutos do mar e a carne para o zinco, assim como a aveia para o silício. A vitamina D obtemos com a exposição ao sol (sem filtro solar).
Um detalhe é que o colágeno hidrolisado não é absorvido como colágeno pois vai ser digerido, mas é uma boa fonte de aminoácidos que compõe o colágeno do nosso organismo.
Esta massa de colágeno forma a base da pele e de outras estruturas que ainda podem ser mineralizadas e formar nossos ossos. Para isso precisamos de cálcio e magnésio. E novamente da vitamina D. Para o cálcio, podemos pensar em fontes lácteas ou vegetais verde escuros e feijões. Para o magnésio, vegetais verde escuros, grãos e frutas oleaginosas.
Assim, observamos a necessidade de vários nutrientes que contribuem para a formação de diversos tecidos. Portanto, para o colágeno, não basta comer apenas gelatina, principalmente as industrializadas que são de baixa qualidade e para os ossos, não basta consumir cálcio.


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Sobre o autor Naíse Munhões Quartieri, natural de Santiago – RS, graduada em Comunicação Social – Habilitação de Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, especialista em Gestão de Pessoas pela URI – Campus de Santiago, especialista em Leitura, Análise, Produção e Reescritura Textual pela URI – Campus de Santiago. Facebook ou Twitter

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